Dia Mundial da Fotografia - 19 de agosto.

Dia Mundial da Fotografia – 19 de agosto

Dia Mundial da Fotografia - 19 de agosto.

Dia Mundial da Fotografia – 19 de agosto  – www.onliequadros.com.br

Dia Mundial da Fotografia

A fotografia só é possível hoje, porque há muito tempo atrás, em Paris, no dia 19 de agosto de 1839, foi anunciada e apresentada ao mundo a fotografia.


O Dia Nacional do Fotógrafo é uma data controvertida. Dependendo da referência, ela varia entre cinco e nove de janeiro. Já o Dia Mundial da Fotografia é bem definido, 19 de agosto. Nessa data, em 1839, o governo francês comprou a patente do daguerreótipo, invenção de Louis Daguerre, e a tornou de domínio público!
Mas então, porque no Brasil se comemora o dia do fotógrafo no começo de janeiro? Bem, o daguerreótipo chegou ao Brasil em 16 de janeiro de 1840 e foi apresentado a D. Pedro II, então com quatorze anos. O jovem imperador ficou tão impressionado que mandou importar um equipamento de daguerreotipia (a máquina fotográfica da época) e se tornou, portanto, o primeiro fotógrafo do Brasil e, também, da Améria Latina. Pedro II era mesmo um intelectual, cientista e mecenas. Um dos mais esclarecidos governantes do seu tempo.
Mas a história não pára por aí. Tudo indica que o francês Antoine Hercules Romuald Florence, radicado no Brasil desde os seus vinte anos, foi de fato o inventor da fotografia. Ele descobriu o processo uns três anos antes que Daguerre. Porém, por residir num país muito afastado da Europa, centro das ciências e das artes, seu invento foi relegado ao esquecimento.
E a metrologia, o que tem a ver com isso? Ora, todo fotógrafo é um pouco metrologista. É impossível fazer fotografia sem medir distância, intensidade luminosa, ângulo, velocidade etc. E mesmo que hoje em dia as máquinas fotográficas digitais façam todos esses cálculos automaticamente, o fotógrafo profissional ainda precisa conhecer todos esses parâmetros .

Vamos comemorar o Dia Nacional do Fotógrafo!! Que tal aproveitar sair por ai fotografando?

Viva a Fotografia!!!

Imprima em Fine Art e decore com quadros e telas em canvas usando fotografias!
www.onliequadros.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta